Blefaroplastia

Cirurgia das Pálpebras

O que é?

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica realizada para corrigir problemas nas pálpebras, como o excesso de pele ou gordura, e pode ser feita nas pálpebras superiores ou inferiores. O objetivo principal dessa cirurgia é melhorar a aparência dos olhos, tornando-os mais jovens e descansados, além de proporcionar uma visão melhor quando o excesso de pele nas pálpebras superiores atrapalha a visão.

A blefaroplastia pode ser realizada por motivos estéticos, para reduzir sinais de envelhecimento, como bolsas de gordura e flacidez na pele ao redor dos olhos, ou por motivos funcionais, se houver obstrução da visão causada pelo excesso de pele. A recuperação da cirurgia é relativamente rápida, mas pode variar de pessoa para pessoa.

Quem pode fazer?

Quem pode fazer? A blefaroplastia, que é a cirurgia plástica para corrigir as pálpebras (removendo excesso de pele, gordura ou músculo), pode ser realizada por pessoas que atendem a alguns critérios específicos. Em geral, quem pode fazer a cirurgia são:

1

Adultos saudáveis

Pessoas com boa saúde geral, sem doenças graves como problemas cardíacos, diabetes descontrolada ou distúrbios de coagulação sanguínea, são as mais indicadas para a cirurgia.

2

Idade

Embora não haja uma faixa etária específica, a blefaroplastia é comum entre pessoas a partir dos 35 anos, quando o envelhecimento começa a ser mais visível na região dos olhos. No entanto, pessoas mais jovens com predisposição genética a bolsas nos olhos também podem se submeter à cirurgia.

3

Motivação estética ou funcional

Além da indicação estética (melhoria da aparência das pálpebras), a blefaroplastia também pode ser indicada para quem tem excesso de pele nas pálpebras superiores que atrapalha a visão

4

Expectativas realistas

Quem se submete a essa cirurgia deve ter expectativas realistas em relação aos resultados. A blefaroplastia pode melhorar a aparência dos olhos, mas não elimina rugas finas e nem impede o envelhecimento futuro da pele.

É fundamental que qualquer pessoa interessada na blefaroplastia consulte um cirurgião plástico qualificado para uma avaliação completa. O profissional poderá determinar se o paciente é um bom candidato, levando em consideração seu histórico médico, expectativas e necessidades.

Quanto tempo leva a recuperação pós-operatória

A recuperação de uma blefaroplastia varia de pessoa para pessoa, mas em geral, o processo leva de 10 a 15 dias com resultado final em 6 meses. pode ser descrito da seguinte forma:

Durante a recuperação, é essencial seguir as orientações médicas, como evitar esfregar os olhos, fazer esforço excessivo ou tomar sol sem proteção adequada. A cicatrização varia de acordo com o paciente, mas com cuidados adequados, o resultado final da blefaroplastia geralmente é muito satisfatório e duradouro.